Seguidores

terça-feira, 6 de março de 2012

Lenda da Cidade de Poções-BA


Segundo o relato de alguns populares antigos, aqui no município os primeiros desbravadores da região que hoje está localizada a cidade de Poções foi André da rocha Pinto e familiares entre o século XVIII e XIX. Os mesmo vieram o mando do reino de Portugal em busca de ouro e pedras preciosas. Montaram acampamento na atual serra do Timorante onde iniciaram a exploração e algum tempo depois obtiveram exito.
Após acumular uma quantia consideravel de ouro André da Rocha Pinto enviou um dos seus filhos até a comarca de Ilhéus, com a missão enviar partes ao rei e parte comprar mantimentos e ferramentas.
No entanto nada disso aconteceu.Chegando em Ilhéus o filho de André da Rocha Pinto se envolveu em jogos,prostíbulos e bebedeira só retornando dois anos depois. Ao voltar a serra do Timorante descobriu que o seu pai havia falecido levando com ele o segredo do local, onde escondeu todo o ouro explorado durante a sua ausência. Até mesmo o escravo sabedor da localidade do ouro, acabou sendo morto por André da Rocha Pinto antes deste vim a falecer.
Desde então pessoas relatam aparecimentos de feiche brilhantes parecido com fogo na serra do Timorante, dizem escutar vozes de assombração e vultos inexplicaveis o que levam muitos há imaginar ser as almas penadas de André da Rocha Pinto, familiares e comandados esperando que alguém descubra o esconderijo do ouro e os liberte.

Um comentário: